Prêmio Criativos da Escola recebe inscrições até sexta


:: TM Cidade em 04/10/2018 17:05 ::

criativos-divulgacao.jpgVencedores da edição 2017 do prêmio Criativos da Escola (Foto: Divulgação)

O desafio Criativos da Escola recebe inscrições de iniciativas pensadas por crianças e jovens, que possam alterar suas realidades, tendo em vista os contextos de onde estão inseridos, até esta sexta-feira (5). Podem se inscrever estudantes do ensino fundamental I e II e do ensino médio, e/ ou professores de todos os municípios do país que desenvolvam projetos em escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros.

Os projetos podem estar em andamento ou finalizados.

O edital prevê que as propostas serão avaliadas nos quesitos protagonismo, empatia, criativa e trabalho em equipe. Ao final, as 11 equipes que obtiverem a melhor avaliação vão viajar para Fortaleza para participar de oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração. O educador responsável pelas orientações recebe um prêmio de R$ 500, e a escola recebe R$ 1.500 para comemorar a conquista ou investir no projeto. A ideia, conforme o edital, é reconhecer as ações de jovens que estejam fazendo a diferença no seu entorno. As equipes não têm limite de integrantes, mas devem ser encabeçadas por, no máximo, três participantes.

PVE
O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que pertence à unidade de Juiz de Fora da empresa Nexa Resources, seguindo as orientações do Instituto Votorantim, que congrega as iniciativas sociais e socioambientais do grupo, tem duas vertentes de atuação. A primeira diz respeito às ações de fortalecimento e apoio dos gestores das escolas, para melhorar os processos de aprendizagem, por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde. A segunda visa estimular a mobilização dos estudantes. Nela encaixa-se outra parceria, com o Design for Change e com o Instituto Alana. Além do Criativos da Escola, que já funciona nacionalmente, a Nexa aumenta o reconhecimento de projetos que são propostos dentro de sua rede. Atualmente, há 11 escolas em Juiz de Fora que fazem parte do PVE e, entre essas instituições, seis já estão com projetos inscritos.

“Buscamos fazer com que os alunos entendam e reflitam sobre suas próprias necessidades a partir do local em que eles estão inseridos e criem pequenos projetos, que possibilitem uma melhoria. Com isso, conseguimos fazer com que eles desenvolvam espírito de equipe, protagonismo e agreguem as famílias à escola, porque entendemos esse vínculo como a possibilidade de fortalecer o compromisso com a educação”, explica o gerente geral da Nexa, José Maximino Ferron. Ele comenta que, apesar de Juiz de Fora ser uma cidade considerada referência na região, pelo tamanho e pela rede de escolas e instituições de ensino, há localidades em que esse trabalho é fundamental.

“Atuamos em Igrejinha, onde o índice de analfabetismo chega a 10%, enquanto no resto da cidade a média é de 3%. O índice de evasão escolar também é alto. Esses projetos de gestão com foco na aprendizagem e a mobilização fazem com que fiquemos muito satisfeitos, porque ajudamos a transformar a realidade da população”, acredita Ferron.

Edição 2017
Em 2017, o projeto que recebeu destaque foi “Diversidade sexual e de gênero” da Escola Municipal Professora Áurea Nardelli, finalista com outros quatro trabalhos da cidade. Entre eles, “Todos iguais” e “Alcoolgelando”, da Escola Municipal Henrique José; “Pé de leitura”, da Escola Municipal José Calil, e “Lixeira além de pet”, do projeto social Agentes do Amanhã. A Nexa também promove uma premiação paralela ao Design for Change, que levanta as melhores propostas dentro do PVE nacionalmente.

O post Prêmio Criativos da Escola recebe inscrições até sexta apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios