Semana de Comunicação começa nesta 2ª


:: TM Cidade em 04/11/2018 08:03 ::

Começa nesta segunda-feira (5) a primeira Semana Municipal de Comunicação Social “Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra”, promovida pela Câmara Municipal. Os eventos que integram a programação acontecem devido a Lei 13.745/2018, promulgada em agosto deste ano. A norma inclui a semana no calendário oficial do município, devendo a Casa Legislativa reservar a ocupação do Plenário para execução de atividades relacionadas ao tema.

A programação, aberta para a população e sem necessidade de inscrição, segue até sexta-feira (9), contando com palestras, painéis e mesas com discussões de temas como fake news, comunicação e igualdade de gênero, comunicação pública e cidadania, entre outros (ver arte).

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela JFTV Câmara, canal 35.

Para o vereador e autor da lei, Wanderson Castelar (PT), a comunicação social se destaca como um tema importante para todas as épocas, mas, sobretudo, no estágio atual, onde a desinformação estaria, curiosamente, crescendo. “Nós multiplicamos o número de e-mails, de formas de comunicação, mas aumentamos também a desinformação, e por consequência, o desentendimento entre as pessoas”, explica. Segundo Castelar, a programação foi pensada justamente para fomentar o debate em torno do tema. “Estamos esperançosos de que abra caminhos de reflexão, que valha para a Câmara Municipal, que é a promotora do evento, mas também para todas as pessoas envolvidas com o tema e para a sociedade.”programa%C3%A7%C3%A3o.jpg

Homenageado

De acordo com o Castelar, a homenagem ao professor Márcio Guerra veio por sua militância e pela carreira notável, especialmente no jornalismo esportivo. “Ele poderia ter, inclusive, alçado vôos maiores, mas preferiu permanecer na cidade, sobretudo para trabalhar na formação de jovens jornalistas, influenciando várias gerações de comunicadores na cidade. Ele ainda mantém uma militância ativa em torno desses temas, da necessidade de melhorar o padrão de comunicação no país, então entendemos que ele deveria ser homenageado em vida.”

Márcio Guerra, atual diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), se formou em Comunicação Social pela instituição, além de ser mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Acredito que é um reconhecimento a uma vida dedicada ao jornalismo, a formar profissionais de jornalismo e de muito amor à cidade e à universidade”, diz Guerra. “Recebo essa homenagem da Câmara, por iniciativa do vereador Castelar, com muita satisfação e muita emoção.Ter esse reconhecimento em vida é muito significativo.”

Para o comunicador, a realização dos eventos voltados para a área se mostra pertinente para o momento atual. “É importante para podermos refletir sobre nossa profissão, buscar caminhos e alternativas para esse momento que estamos vivenciando em que o jornalismo, mais do que nunca, está sendo questionado.”

O post Semana de Comunicação começa nesta 2ª apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios