Museu realiza conservação preventiva do seu acervo de papel


:: Prefeitura em 05/11/2018 14:48 ::

0511_1_conservacao_acervo_museu_140116.jpg
A equipe do Departamento de Acervo Técnico (DAT) da Fundação Museu Mariano Procópio confecciona embalagens para conservação e preservação do acervo em papel da instituição. Todos os itens, entre livros, cartas, documentos, gravuras, cartões-postais e fotografias recebem um cuidado especial para que, além do resguardo com o patrimônio histórico-cultural, possam ser utilizados como objetos de estudo para o meio acadêmico.

Dentre os itens que chamam a atenção dos pesquisadores, estão cartas escritas pelo Imperador Dom Pedro I e exercícios de caligrafia de Pedro II.

Os itens são acondicionados em caixas e envelopes confeccionados com material especial, para evitar exposição a luz, poeira e umidade. Além disso, possibilita o manuseio dos itens sem o contato direto com as mãos, evitando desgaste e danos. As técnicas e materiais utilizados seguem o mesmo padrão adotado pela grande maioria das chamadas instituições de memória, como bibliotecas e museus. É comum que colaboradores desses locais troquem informações, como novas técnicas, levando adiante o que aprenderam em cursos.

Para destacar a importância do cuidado com este acervo, a instituição realizou, em maio deste ano, palestra sobre a restauração e conservação de papel. A atividade, inserida na programação especial da Semana de Museus, foi ministrada por um dos colaboradores da fundação, o restaurador e conservador Aloysio Gerheim. A atividade foi realizada no laboratório do Museu e contou com a participação de estudantes de diversas graduações, professores e interessados no assunto. E, no auditório da sede administrativa, os historiadores do DAT apresentaram os trabalhos realizados nos setores de arquivo fotográfico, arquivo histórico e biblioteca. O departamento conta com um conservador que dá suporte a todos os setores.

Foto: Vinícius Ribeiro

* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio pelo telefone: 3690-2004.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios