Agentes de endemias fazem treinamento com novo larvicida para combater o Aedes aegypti


:: Prefeitura em 06/11/2018 12:04 ::

0611_dengue_114547.jpg
Quarenta e quatro agentes de combate a endemias (ACE) do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), incluindo supervisores e equipes de pontos estratégicos, participarão, nesta quarta-feira, 7, no Auditório da Vigilância em Saúde, de capacitação para atuar com um novo larvicida biológico.

O produto foi adquirido recentemente pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que agora passa a usar dois larvicidas, com princípios ativos diferentes, formando mais uma frente de combate ao Aedes aegypti e outros mosquitos que tenham a mesma forma de vida e criação.

O larvicida é formulado a partir de bactérias e ataca a fase larvária do inseto, que, geralmente, aloja-se em locais com acúmulo de água e de difícil acesso, facilmente encontrados em borracharias, oficinas mecânicas, cemitérios, ferros-velhos, depósitos de sucatas e de materiais de construção e etc.

Para a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Cecília Kosmann, o novo produto vai ajudar no combate ao mosquito, integrando todas as ações que já vêm sendo realizadas. A ideia é atacar o Aedes aegypti de diversas formas, seja na fase larval, com esses larvicidas, seja na fase adulta, com os inseticidas. É preciso somar o maior número de ferramentas, para que tenhamos maior sucesso, completa.

Neste mesmo dia, os agentes de endemias farão a reciclagem sobre o outro larvicida biológico, já usado nas ações de combate na cidade. Após o treinamento teórico, eles irão a um ponto estratégico, para a parte prática. De acordo com Cecília, a capacitação é importante, pois permite que os profissionais possam usar esses larvicidas da maneira mais correta, garantindo melhores resultados.

Foto: Arquivo

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/7123.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios