Azul é a cor de novembro que tem a saúde do homem como tema preferencial nas UBSs


:: Prefeitura em 06/11/2018 18:13 ::

0611_15_novembro_azul_171553.jpg
Em novembro, a atenção das 63 unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juiz de Fora está voltada ao cuidado integral da saúde do homem. O rosa do outubro dá lugar ao azul, para chamar atenção às doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Tradicionalmente, as unidades básicas aproveitam as cores do calendário da saúde na decoração dos espaços de convivência.

Durante o Novembro Azul, as salas de espera e os grupos de combate aos fatores de risco focam as ações no combate à hipertensão, diabetes e ao tabagismo, além de estimularem os hábitos saudáveis de alimentação e a prática de atividades físicas. Algumas UBSs oferecem horários especiais, para facilitar o acesso do público-alvo.

O plano da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) aponta que eles não buscam, como as mulheres, os serviços de atenção básica. Estudos comparativos indicam ainda que homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas. Para o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, essa sinalização é desafio e reforça a ideia de que é necessário atuar com ações mais abrangentes, trabalhando com a cultura da prevenção.

Através de parceria com os hospitais Universitário (HU) e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), 20 unidades foram sorteadas e receberão um médico urologista para realização do toque retal na própria unidade, em horário específico para os pacientes que tiverem indicação. Durante a visita, o profissional ainda capacitará a equipe para realização do procedimento durante o ano.

O exame de rastreamento do câncer de próstata é preconizado pelo Ministério da Saúde para homens com histórico familiar a partir de 45 anos, e aos 50, para os demais.

Confira as dez primeiras UBS a ofertarem exames de toque retal das 18 às 20 horas:

UBS Santa Rita
Dia 6/11
Rua José Vicente, 390

UBS Nova Era
Dia 7
Rua Guimarães Júnior, 850

UBS Vila Olavo Costa
Dia 8
Rua Jacinto Marcelino, 16

UBS Teixeiras
Dia 12
Rua Custódio Furtado de Souza, 131

UBS Valadares/Toledos
Dia 13
Rua Principal

UBS Jóquei 1
Dia 19
Rua Antônio Armando Pereira, 140

UBS Igrejinha/Humaitá
Dia 20
Rua A

UBS São Judas Tadeu
Dia 21
Rua Ernesto Pancini, 446

UBS Grama
Dia 22
Praça Áureo Carneiro

UBS Ipiranga
Dia 26
Rua Etiene Loures, 85

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios