Mulheres no futebol são tema de evento na UFJF


:: TM Esportes em 06/11/2018 22:53 ::

Estão abertas as inscrições para a Clínica de Futsal, que começa nesta quinta-feira (8) e vai até 1º de dezembro, na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (ver quadro). O evento conta com quatro palestras que discutem a inserção das mulheres no futsal e no futebol e é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faefid, coordenado pela professora Ludmila Mourão, e da Empresa Júnior Assessoria e Consultoria Esportiva Jr (ACE Jr). A entrada é gratuita, e as atividades são abertas à toda a comunidade acadêmica e externa. São ofertadas 45 vagas por dia.

A inscrição pode ser feita on-line através do formulário disponível também pelo Instagram @ej.acejr.

clinica-do-futsal.jpg

Segundo a graduanda Bárbara Pires, uma das palestrantes no evento, o estudo de gênero nessas modalidades já é um assunto que vem sendo abordado pelos participantes, e a iniciativa é uma oportunidade de ampliar o conhecimento da população acadêmica e geral sobre o tema. “A professora Ludmila sempre trabalha com essa temática de mulheres no futebol e orienta vários trabalhos na área. O futebol com mulheres tem crescido nos últimos anos, mas ainda tem muita coisa para ser discutida e entendida para que possa dar um salto e abrir as portas tanto para árbitras, treinadoras, jogadoras e acadêmicas. A gente entende que só com esse tipo de debate que a sociedade irá entender como o futebol feminino é importante”, comenta.

A série de palestras será aberta com a história e principais regras do futsal, além da discussão sobre o treinamento de goleiros e goleiras por Igor Monteiro, doutor em Educação Física e árbitro que já atuou no Mundial de Futebol para Pessoas com Paralisia Cerebral Sub-19. Na segunda palestra, o graduando Fernando Souza trás os fundamentos técnicos e táticos da modalidade e a participação da mulher na modalidade é tratada pela mestre Mariana Novais.

“Juiz de Fora está sempre em evidência em campeonatos regionais, e para as pessoas que vão começar a atuaragora é importante conscientizar de que precisamos olhar o futebol de uma maneira diferente, que não é só um esporte masculino e de que as mulheres que buscam participar não necessariamente não são héteros e a questão da sexualização da mulher no esporte”, explica Mariana. “Meu foco será conversar abertamente e desconstruir estereótipos do gênero trazendo notícias da atualidade.”

O evento será encerrado com uma mesa redonda com a participação de três treinadoras da TetraBrazil Soccer Academy, empresa de treinamento relacionada ao futebol brasileiro nos Estados Unidos (EUA). Segundo Bárbara Pires, participante da mesa, a abordagem do debate ainda será definida em reunião, mas deve fazer um paralelo da participação das mulheres no futebol dos EUA e do Brasil. Mais informações pelo telefone (32) 99138-3611.

O post Mulheres no futebol são tema de evento na UFJF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios