Parque da Lajinha recebe o 5º Dia Agroecológico nesta quinta


:: Prefeitura em 07/11/2018 15:29 ::

0711_9_parque_lajinha_cm_151635.jpg
Um dos principais pontos turísticos de Juiz de Fora, o Parque Natural Municipal da Lajinha será palco do 5º Dia Agroecológico, nesta quinta-feira, 8. A iniciativa é da Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), coletivo formado por consumidores, produtores e técnicos de Juiz de Fora e região.

O evento será iniciado às 8 horas, com o credenciamento dos participantes. Na programação, há palestras promovidas por associados da Mogico, especialistas, técnicos e convidados; Roda Troca de sementes; almoço; e oficinas que serão realizadas durante todo o dia. O encerramento será às 16 horas.

O 4º Dia Agroecológico conta com o apoio da secretaria de Meio Ambiente (SMA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com o presidente do Mogico, Carlos Eduardo Rezende Werner, a associação realiza, todos os anos, o Dia Agroecológico, com o objetivo de trazer informações no âmbito da agroecologia para produtores e consumidores de orgânico de Juiz de Fora e região.

Confira a programação:

8h – Inscrições

8h30 – Mística – Apresentação

9h – Palestra: Alimento Orgânico, Saúde e R(Existência)

Com Elaine de Azevedo, nutricionista, doutora em Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). É também professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e autora do livro Alimentos Orgânicos.

12h – 13h30 – Pausa para Almoço

13h30 – 15h30 – Oficinas

– Elaboração de Microorganismos Eficientes

Com Ana Luisa Soares e Ana Paula Mares Guia, agrônomas, mestres em agroecologia e técnicas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EmaterMG).

– Pancs: Redescobrindo Ingredientes

Com Cris Schittini, que é formada em gastronomia, amante das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e fundadora da Escolha Inteligente do Quintal (EidQui)

– Sistemas Agroflorestais

Com Gabriel Barbosa Pereira e Lucas Krasucki, produtores do Mogico.

15h30 – Roda Troca de Sementes

16h Encerramento

O parque

O Parque da Lajinha possui aproximadamente 86 hectares, em sua maioria com vegetação nativa, sendo 10% desta área de acesso ao público. O local conta com coreto, bonde, quiosque, viveiro de plantas, lago, cachoeira, trilhas e jardins, que compõem a diversidade de atrativos naturais para o lazer ativo e o contemplativo.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SMA, pelo telefone 3690-7454.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios