Estudantes assumem protagonismo na resolução de problemas no distrito Igrejinha


:: Diário Regional em 08/11/2018 19:48 ::

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Almirante Barroso convidam a comunidade do bairro Igrejinha para um evento especial. No próximo sábado, 10, a Escola Municipal Padre Wilson será utilizada pelos participantes do projeto Jovens 3.0 para divulgar o trabalho realizado por eles ao longo deste ano.

As atrações do evento serão definidas pelos próprios estudantes, que devem se reunir nos dias 7, 8 e 9 de novembro para organizar atividades que envolvam toda a comunidade de uma forma participativa. A Gestora de Projetos Sociais da Nexa, Bruna Oroña, explica que essa etapa dará continuidade a um trabalho desenvolvido em longo prazo.

“Os módulos anteriores foram subdivididos por eixos temáticos: Identidade e Propósito; Liderança e Protagonismo Juvenil, Comunicação e Cultura; e Mobilização da Comunidade Escolar”, explica.

O projeto fruto de uma iniciativa da Nexa (ex-Votorantim Metais) em parceria técnica com o Instituto Crescer, tem como principal objetivo lançar um olhar diferenciado dos jovens à realidade da comunidade. Nas etapas anteriores foram identificados oportunidades de melhoria na acessibilidade e limpeza das ruas do bairro. Em um dos módulos os alunos aprenderam a utilizar ferramentas de produção e edição de vídeos, o que gerou o canal “Jovens 3.0 Igrejinha” do YouTube.

Brena Loures, estudante do primeiro ano do ensino médio, é uma das participantes do projeto. Ela afirma que o Jovens 3.0 alterou sua perspectiva em vários aspectos. “Aqui aprendemos a valorizar nossos pontos fortes e conhecer nosso potencial enquanto agentes transformadores. Estamos empolgados para compartilhar os resultados desse projeto com a comunidade”, afirma.

Para o Instituto Crescer, a conclusão desta etapa mostra o envolvimento e comprometimento dos participantes. “O objetivo até então foi alcançado, de criar nos jovens estudantes a conscientização para o desenvolvimento em prol da comunidade, num trabalho em equipe, e esperamos que este grupo cresça ainda mais.”, conclui Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto.
Sobre o Instituto Crescer

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Intel, Copersucar, Almaviva, NET Serviços, Fundação Telefônica, Rede Século 21 e Instituto Singularidades.

Fonte: Assessoria

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios