Mais de 3.600 exames foram realizados no Outubro Rosa


:: TM Cidade em 08/11/2018 20:58 ::

outubro-rosa-selo1.jpgNo mês de outubro, durante a campanha Outubro Rosa foram realizados 3.652 exames, em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), segundo divulgou a Secretaria de Saúde (PJF). O balanço parcial foi feito em relação às ações de promoção da saúde integral da mulher e à prevenção e ao combate ao câncer de colo de útero e de mama.

No período, 3.531 exames preventivos e exames clínicos de mama foram efetuados, 45 coletas de exame de sangue e 2.073 encaminhamentos para mamografia de rastreamento e preventivo do câncer de colo de útero em mulheres com idade entre 50 a 69 anos.

Para as usuárias que não puderam comparecer às unidades durante o horário normal de atendimento, foram programados mutirões aos sábados e horário de atendimento estendido durante a semana.

Outras atividades

Enfatizando o “Cuidado Integral com a Saúde da Mulher” – tema da campanha de 2018 -, outras atividades também foram realizadas: grupos de direito reprodutivo, mesas sobre cuidados com a saúde da mulher, atualização do cartão de vacina, atividades esportivas, sala de espera sobre temas relacionados à saúde da mulher (incentivo a bons hábitos de vida, direitos da mulher, amamentação, gravidez na adolescência), distribuição de material informativo, sessão de maquiagem e feira de artesanato.

Embora a programação das unidades de saúde tenha sido ampliada durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde alertou que independentemente do período do ano, todas as mulheres devem ficar atentas aos cuidados com a saúde, realizando exames clínicos periódicos, para diagnosticar doenças precocemente.

O post Mais de 3.600 exames foram realizados no Outubro Rosa apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios