Enem: provas de Ciências e Matemática acontecem neste domingo


:: TM Cidade em 10/11/2018 18:49 ::

21.jpgTrânsito na Região da UFJF será modificado pela Settra (Fernando Priamo)

Os mais de 19 mil inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 em Juiz de Fora irão testar os conhecimentos em Ciências da Natureza e em Matemática no segundo dia de prova, que acontece neste domingo (11). Os portões nos locais de avaliação abrem ao meio-dia e fecham às 13h, sendo que o exame está marcado para iniciar às 13h30.

Os candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões.

As regras para o segundo dia de prova são as mesmas do primeiro, que ocorreu em 4 de novembro. É obrigatório levar documento oficial de identificação original com foto. Cópias simples, autenticadas ou documentos sem foto não serão aceitos. Em caso de perda ou roubo, o candidato deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial de, no máximo, 90 dias em relação ao primeiro domingo de aplicação do exame. Além da documentação, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, isto porque a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, estando vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está proibido, ainda, o uso de borracha, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, além de impressos, anotações livros e manuais. Conforme o Ministério da Educação (MEC), os gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis no dia 14 de novembro, no site do Enem, enquanto os resultados devem ser divulgados em janeiro de 2019.

UFJF

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFJF utiliza o Enem como forma de seleção para estudantes que desejam ingressar na instituição. Após a divulgação das notas da avaliação, que acontece em janeiro de 2019, os candidatos podem se inscrever no programa, desde que não tenham zerado a prova de redação. O aluno pode escolher até dois cursos pelo Sisu, definindo se irá concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso por cotas. Ao encerrar o período de inscrições, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2018.

Menor índice de ausentes

No primeiro dia de aplicação do Enem, 24,9% candidatos em todo o Brasil não compareceram, de um total próximo a 5,5 milhões de inscritos. Segundo o Inep, este foi o menor percentual de ausentes desde 2009, quando o exame passou a ter dois dias de aplicação. Em Minas Gerais, 24,2% faltaram às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Apesar do índice baixo de ausentes no primeiro dia de prova, o MEC alerta para uma mudança no exame. Os estudantes que contaram com direito à isenção da taxa de inscrição deste ano devem comparecer, ao menos, em um dos dois dias de provas para não precisarem pagar para realização do Enem em 2019. Caso não seja possível o comparecimento, os candidatos devem apresentar uma justificativa de ausência para manter o direito à gratuidade no próximo ano.

Trânsito modificado para realização do Enem

O trânsito na região da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será modificado, neste domingo, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para realização do Enem.

A alteração na circulação de veículos acontece entre 12h e 19h. A Rua José Lourenço Kelmer irá operar em mão única, entre o Portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido. Os veículos que partem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.

Além das mudanças no trânsito, serão disponibilizados horários e ônibus extras para os candidatos. As linhas 545 e 555 (Universidade) irão contar com 13 veículos a mais, que passam a operar a partir das 9h. Os ônibus da linha 545, com saída do Centro entre 10h30 e 13h, irão atender, também, à Faculdade de Engenharia.

A linha 755 (Zona Norte/UFJF) oferecerá suporte especial, saindo do Bairro Santa Lúcia às 10h50. Já a linha 221 (Bom Pastor) realizará atendimento ao Colégio João XXIII, com saída às 11h45 do bairro, com veículo extra. Para atender à Faculdade Machado Sobrinho, as linhas 213 e 215 (Cruzeiro do Sul) sairão do Bairu a partir de 11h04, 11h18, 11h33, 11h47 e 12h02.

Os ônibus que se destinam ao Bairro São Pedro devem transitar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva, enquanto os coletivos com destino à UFJF devem passar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita, até a Universidade.

Leia mais: Especialistas são dicas para o segundo dia do Enem

O post Enem: provas de Ciências e Matemática acontecem neste domingo apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios