Como funciona churrasqueira que cozinha e defuma


:: TM Especiais em 30/11/2018 21:13 ::

churrasco-by-leo.jpgFernando e Flávio mostram como é o preparo da costela suína na churrasqueira (Foto: Leonardo Costa)

O verão se anuncia nas temperaturas que tendem a subir daqui para frente – apesar da loucura meteorológica de Juiz de Fora – e logo dá vontade de fazer uns programinhas ao ar livre para curtir os dias de sol. No Brasil, o churrasco entre amigos e familiares, normalmente acompanhado de uma cervejinha gelada, é quase uma instituição cultural.

Cada vez mais Juiz de Fora vem se antenando com diferentes tendências gastronômicas, e o churrasco feito com uma técnica de defumação, que agrega sabores, aromas e uma textura diferenciada às carnes, é uma das bolas da vez.

Difundindo o método na cidade com uma churrasqueira pit smoker profissional, que atua na cocção e na defumação da carne, Fernando Martins e Flávio Brandão, da Sheriff’s Smoker BBQ, explicam o diferencial do processo no produto final. “A fumaça e o calor circulam dentro da câmara em que as carnes ficam, proporcionando uma cocção uniforme. O método de cocção é conhecido como “low and slow”, que promove a quebra das fibras da carne, tornando-as mais macias, e a defumação adiciona o sabor da lenha, normalmente de árvores frutíferas como maçã, manga e outras, e isso deixa notas no churrasco”, explica Fernando. Acoplado a esta câmara, há um forno em que outros preparos podem ser feitos, como de pizzas, sanduíches diversos, entre outros preparos.

Para quem quiser conhecer o resultado da técnica, vale conferir o evento que os cozinheiros realizarão no sábado (1º), no Experimental Container Bar, às 20h. Com preço fechado de R$ 75, o menu terá entrada, principal e sobremesa – com muita fartura. O cardápio será aberto em clima mexicano, com um beef dip, carne bovina refogada com pimentões e pimenta, assada e gratinada com queijos e servida com nachos. Nos principais, a churrascada come solta com copa de lombo, costela suína, costela bovina, chorizo e pirulitos de coxa de frango, com acompanhamento de vinagrete, arroz ao alho, farofa de biju e molho barbecue. De sobremesa, tem abacaxi assado com sorvete de creme. Todos os preparos serão feitos na pit smoker, e as reservas (limitadas) podem ser feitas pelo número 3031-6657.

Para você não ficar com água na boca, batemos um papo com Fernando e Flávio, que demonstram como é o preparo de uma costela suína na churrasqueira. Assista ao vídeo, veja a receita e saiba mais sobre a técnica.

Pit smoker
Cozinheiros fazem evento para demonstram churrasqueira neste sábado (1º), às 20h, no Experimental Container Bar (Avenida Barão do Rio Branco 3.162). Reservas: 3031-6657. Cardápio completo a R$ 75 por pessoa.

O post Como funciona churrasqueira que cozinha e defuma apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios