E.M. Gabriel Gonçalves da Silva ganha torneio de xadrez


:: TM Esportes em 30/11/2018 22:18 ::

xadrez-divulga%C3%A7%C3%A3o.pngCampeonato reuniu mais de 300 alunos entre 6 e 18 anos (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (29), 11 escolas municipais disputaram o 1° Campeonato Municipal de Xadrez Escolar, no Clube Cascatinha.

Mais de 300 alunos entre 6 e 18 anos foram divididos em quatro categorias por faixa etária. A campeã foi a E.M. Gabriel Gonçalves da Silva com alunos campeões em três categorias, que contemplam alunos de 9 a 18 anos. Em seguida veio a E.M. Engº. André Rebouças, com campeões nas categorias 9 a 11 anos e 12 a 14 anos, e, em terceiro, ficou a E.M. Theodoro Federico Mussel. Algumas categorias tiveram empate na primeira colocação. O evento faz parte do Projeto de Xadrez Escolar, uma parceria entre a Secretaria de Educação de Juiz de Fora e a Fundação ArcelorMittal do Brasil, com apoio da Liga X e Sistema X.

“As crianças estavam muito empolgadas, era a primeira vez que estavam jogando, além de terem convívio com outras crianças”, avalia o coordenador da Liga X, Haroldo Carvalhido. “Foi importante pela expectativa do ano que vem estarem mais experientes e, assim, o nível do torneio será mais forte. Ano que vem a ArcelorMittal quer dobrar o projeto e pode chegar a até mil alunos participando”.

A competição contou ainda com a participação de cinco ex-alunos das escolas atuando como árbitros. “Foi um projeto meu para que alunos que já participavam da Liga X e têm vontade de ser árbitro. É preciso ter experiência, então estamos capacitando-os para serem árbitros e trabalharem também pela Liga X. Queremos federar a Liga x para participarem campeonatos mais fortes futuramente, como campeonatos brasileiros e internacionais”, conta o coordenador.

Final do Circuito

Na próxima quarta-feira (5), acontece a final do Circuito Gastronômico de Xadrez, às 19h40 no Shopping Independência. Durante as quatro primeiras etapas, enxadristas foram classificados, mas ainda restam vagas para a quinta etapa. A taxa de inscrição é de R$ 20 e pode ser feita no momento da competição. O torneio é organizado pela Liga X e contempla as categorias baby, teen, young, master e top, determinadas por experiência na Liga.

O post E.M. Gabriel Gonçalves da Silva ganha torneio de xadrez apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios