Quase 35 mil fazem provas neste final de semana


:: TM Cidade em 30/11/2018 08:18 ::

Os 34.798 inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 realizam as provas neste final de semana, nos dias 1° e 2 de dezembro. Os candidatos terão quatro horas e meia, das 13h às 17h30, para realizar os exames com questões de múltipla escolha e perguntas discursivas. As provas do Pism serão aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro.Além do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as provas acontecem em outros 33 locais na cidade.

A informação está presente no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato, em ingresso.ufjf.br. É recomendado que os candidatos estejam atentos ao local em que vão fazer o exame e que, inclusive, visitem o lugar com antecedência para evitar imprevistos.

LEIA MAIS

Sair com bastante antecedência de casa para evitar atrasos é uma das principais recomendações para os dias do exame. A atenção maior com o risco de engarrafamentos no trânsito deve ser para aqueles que vão fazer provas nos locais onde há um número maior de inscritos. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação da UFJF, o campus é o local que vai receber maior número de candidatos. Os exames serão aplicados nos prédios das faculdades de Letras, Economia, Serviço Social, Administração, Direito, Comunicação, Engenharia e Educação – prédio novo e antigo. Os candidatos sabatistas estão alocados na Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid). Os alunos que solicitaram atendimento especial devem fazer a prova nas faculdades de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.

Orientações

locais-de-prova-em-jf.jpgConforme recomendações da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese/UFJF), o aluno deve estar atento aos acessórios usados. Durante a realização da prova, é proibido o uso de boné, chapéu, chaveiros, óculos escuros ou relógio. Para quem tem cabelos compridos, a orientação é que os mantenham presos e que as orelhas fiquem descobertas. É permitido deixar em cima da mesa documento de identificação, caneta preta ou azul de corpo transparente e régua transparente. Medicamentos, alimentos, água (ou outra bebida em recipiente de corpo transparente, sem rótulo) também estão liberados. Todos os outros pertences, como lápis, devem ficar no saco plástico disponibilizado e embaixo da cadeira.

Nestes últimos dias que antecedem o processo seletivo, é importante se atentar para a impressão do comprovante definitivo de inscrição, também disponível no site da Copese. No comprovante consta o local de prova, além de outras informações, como horário e documentos que devem ser apresentados. Ele pode ser retirado até ao meio-dia de 1º de dezembro. Além disso, a página da Copese apresenta todas as orientações necessárias para a realização do exame, bem como dicas e respostas a dúvidas frequentes entre os alunos. O endereço do site é www.ufjf.br/copese.

No início da realização do exame, após a autorização para início das provas, é necessário conferir se o caderno está com número e disposição de páginas e questões corretos. Em caso de irregularidades, o aluno deve solicitar ao fiscal a imediata substituição do caderno de provas. Durante o teste, não é permitido desgrampear ou retirar páginas do caderno.

Fique atento para não perder a prova

Uma das principais instruções dadas pela instituição é que os estudantes conheçam e cheguem com antecedência no local de realização de prova, considerando que uma das principais questões observadas nas edições anteriores é o alto número de pessoas que se atrasam. Portanto, a Copese orienta o aluno a verificar o local correto das provas antes de sair de casa, e chegar pelo menos com 40 minutos de antecedência, a fim de evitar trânsito congestionado ou atraso de condução. Uma alimentação adequada antes e durante o exame melhora as condições para o momento da prova. A dica é para que o candidato faça refeições leves. O ideal é fazer uma refeição leve uma hora e meia ou duas horas antes da prova.

O post Quase 35 mil fazem provas neste final de semana apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios