Tribuna republica receitas antigas de Natal para matar as saudades


:: TM Especiais em 02/12/2018 08:44 ::

Em time que está ganhando, às vezes, se mexe sim! A “Receita de Família” sempre foi uma seção de sucesso na Tribuna, entretanto, buscando abrir o leque para outras abordagens de gastronomia – incluindo receitas -, ela deixou de ser publicada, sendo englobada pelo Gastrô+. Mas o que a gente faz quando bate saudade? Mata! Atendendo a demanda de leitores e leitoras (e também a falta que sentimos!), voltamos a publicá-la aos domingos. E quer época melhor para voltar com a queridinha do público do que as festas de fim de ano, em que a gente busca comer e cozinhar melhor?

Por isso, durante todo o mês de dezembro, vamos resgatar preparos temáticos para os festejos de Natal e Ano Novo, feitos por chefs, aficionados por culinária e, claro, aquelas receitinhas que passam de geração em geração em uma família.

Para começar sem miséria, trouxemos dois clássicos das festas de fim de ano, o bacalhau e frutas como cerejas e pêssegos, em versões completamente repaginadas. O chef Paulo Henrique Olímpio, um habitué do “Receita de Família”, apresentou, no dia 19 de dezembro de 2010, o pescado desfiado, servido como casquinha (à moda da popular casquinha de siri). Já as frutas são servidas inusitadamente sobre ninhos de macarrão cabelo-de-anjo frito, com um preparo prático e apresentação modernosa.

Até o fim do mês, você verá outros pratos que foram sucesso na seção. A outra boa notícia é que a “Receita de Família”, para felicidade de todos e bem-estar dos juiz-foranos, fica! A partir de janeiro, você verá preparos inéditos, e quem quiser participar pode, inclusive, mandar sua sugestão para dois@tribunademinas.com.br. Bom apetite!

Participe!
Mande já a sua receita especial, aquela que você acha que merece ser compartilhada, para o email: dois@tribunademinas.com.br, pelas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) ou ainda pelo WhatsApp: +55 32 9 9975-2627. A partir de janeiro, a Tribuna publica pratos inéditos! Aguarde!

Natal reinventado

Reportagem publicada em 19/12/2010

Chef Paulo Henrique Olímpio explora e versatilidade de ingredientes típicos do final de ano

Casquinhadebacalhau4-Paula-Rivello.jpgO chef Paulo Henrique Olímpio, em reportagem de 19 de dezembro de 2010 (Foto: Paula Rivello/Arquivo TM)

Bacalhau, pêssegos e cerejas são ingredientes tradicionais das ceias natalinas, mas não precisam chegar à mesa sempre na mesma forma. O chef Paulo Henrique Olímpio, consultor do Absolut Bar Bistrô, mostra a versatilidade desses itens em sugestões de entrada e sobremesa. Desfiado e misturado ao creme de leite, o pescado torna-se uma variação saborosa da famosa casquinha de siri, que pode ser apresentada de forma criativa em copinhos ou taças. O contraponto fica por conta do coco ralado, polvilhado sobre as porções.

Já as frutas são acomodadas em ninhos de macarrão cabelo-de-anjo. Os fios crocantes são umedecidos por um creme e cobertos por pedaços de pêssego e cereja. Para coroar, a castanha-de-caju moída dá um toque de brasilidade à sobremesa. Apesar de fácil e rápida, a receita demanda alguns cuidados. Para não desmanchar, o macarrão deve ser jogado cru no óleo bem quente, devendo fritar por, no máximo, quatro minutos para não escurecer demais. O chef se coloca à disposição dos leitores para esclarecer eventuais dúvidas através de seu e-mail: ph.kingcooker@hotmail.com.

Graduado pela Escola de Gastronomia Turística de Porto Seguro, Paulo Henrique trabalhou por dez anos em restaurantes de Trancoso, na Bahia, e é especialista em peixes, crustáceos e mariscos. A experiência no ramo rendeu o convite para o Congresso Internacional de Frutos do Mar, que acontece em março em Dubai. Durante a viagem, o chef também será responsável por transmitir aos profissionais dos Emirados Árabes um pouco do jeito brasileiro de preparar esses ingredientes.

Casquinhadebacalhau2-Paula-Rivello.jpg

Casquinha de bacalhau

por Paulo Henrique Olímpio

Ingredientes

– 1kg de bacalhau dessalgado
– 50g de coco ralado
– 1 pimentão vermelho
– 1 pimentão amarelo
– 1 pimentão verde
– 50g de azeitonas verdes
– 50ml de azeite
– 200ml de creme de leite
– 8 dentes de alho
– 1 cebola grande
– 1/2 colher (sopa) de urucum
– Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo

– Aqueça o azeite com o alho e a cebola e refogue o bacalhau. Junte as azeitonas e os pimentões picados em cubinhos. Acrescente o urucum, a salsinha e a cebolinha e acerte o sal. Por último, misture o creme de leite e desligue o fogo. Distribua a mistura em pequenas taças ou copinhos de aperitivo e cubra com coco ralado.

Rendimento: 8 porções
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 30min

Casquinhadebacalhau3-Paula-Rivello.jpg

Ninhos de cabelo de anjo

Ingredientes
– Meio quilo de macarrão cabelo-de-anjo
– 1 lata de pêssego em calda
– 200ml de leite condensado
– 200g de cerejas em calda
– 100g de castanha-de-caju moída
– Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Aqueça o óleo a 180 graus e jogue os ninhos de macarrão cabelo-de-anjo inteiros, fritando-os por apenas 4 minutos. Retire e deixe escorrer. Misture o creme de leite, o leite condensado e a calda de pêssego e regue generosamente os ninhos de macarrão. Cubra com pedaços de pêssego e cerejas e finalize com castanha-de-caju e folhinhas de hortelã.

Rendimento: 12 porções
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 10 min

cabelo-de-anjo.jpg

O post Tribuna republica receitas antigas de Natal para matar as saudades apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios