UFJF-GV participa de evento sobre desafios e contribuições dos campi fora de sede – Notícias UFJF


:: UFJF em 03/12/2018 16:54 ::

forcampi-630x321.jpeg

A situação atual e as contribuições dos institutos e universidades federais para o desenvolvimento da educação no país foram temas do 3º Encontro organizado pelo Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI), realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Belo Horizonte.

Conforme destacado pelo diretor geral do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Peterson Andrade, representantes de diversas instituições de ensino e do governo debateram os desafios, estratégias e ações inovadoras realizadas pelas instituições de ensino.

“Os dirigentes apresentaram suas principais ações, impactos nas regiões, os desafios e as perspectivas dentro de cada realidade”.

Embora cada dirigente vivencie experiências e realidades diferentes, alguns pontos em comum foram destacados: Infraestrutura insatisfatória; necessidade de técnicos e docentes para as atividades administrativas e acadêmicas; e insegurança sobre o orçamento para a manutenção e desenvolvimento dos Campi nas diferentes regiões.

Dentre os pontos positivos destacados pelos dirigentes estão a formação de profissionais no interior com cursos técnicos, de graduação, mestrado e doutorado de qualidade; qualificação dos profissionais envolvidos com a educação, saúde, entre outros setores; contribuição para a captação de recursos relacionados com o desenvolvimento do município e região; impacto econômico com a fixação de pessoas qualificadas no interior; oportunidade de um curso mais próximo das residências das pessoas e com maior viabilidade econômica; desenvolvimento das instituições dos municípios com centenas de parcerias com a universidade com os projetos de pesquisa e extensão; entre outros impactos relatados de forma específica que contribuem para a redução das assimetrias regionais e desenvolvimento das pessoas, instituições, municípios e regiões.

O evento contou também com a aprovação do regimento do FORCAMPI e com a apresentação de um resumo das cinco audiências públicas sobre o tema, realizadas na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados entre os anos de 2015 e 2018. Clique aqui e confira um vídeo com o resumo.

Os dirigentes aprovaram ainda a Carta de Belo Horizonte que visa apresentar o FORCAMPI à sociedade.

Além da presença do diretor da UFJF-GV, o evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

O 3º Encontro de Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino contou também com a presença da professora Sônia Meire, representando o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; e de Mauro Barbosa Ribeiro, assessor do senador eleito por Minas Gerais, Carlos Viana. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES) também foram convidados, porém não enviaram representantes.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios