Último encontro de preparação para aposentadoria apresenta retrospectiva do projeto


:: Prefeitura em 03/12/2018 15:59 ::

0312_6_programa_aposentadoria_155056.jpg
Os participantes do Programa de Preparação para Aposentadoria (Ppap), desenvolvido pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), puderam recordar, no último encontro, na sexta-feira, 30 de novembro, no Museu Ferroviário, os momentos mais significativos e importantes experienciados no decorrer de quatro meses de reuniões.

Coordenado pelos departamentos de Ambiência Organizacional (Damor) e de Desenvolvimento do Servidor (DDS), o projeto proporcionou aos servidores recém-aposentados, ou em processo de aposentadoria, programação voltada aos aspectos emocional e social, englobando abordagens de cidadania, desenvolvimento, plano futuro e economia.

Evanir Antônio, que trabalha na vistoria técnica da PJF, ainda está em processo de aposentadoria, mas já pensa no futuro. O artesanato faz parte da rotina do servidor, que pretende fazer mais trabalhos, participar, desenvolver e empreender, porque se a cabeça adoecer, o corpo padece. Marcos Antônio, gerente de departamento na Secretaria de Obras (SO), enfatizou que o curso forneceu outra visão do que fazer depois da aposentadoria, concretizando-se como experiência ótima, pois foram abordados temas como lazer e economia, tendo um pouco de tudo a cada encontro. A professora recém-aposentada Valéria Nascimento comentou que se sentia um pouco perdida, sem saber o que fazer, mas que, com o programa, viu que existe vida depois da aposentadoria. Estou buscando outras coisas. Não quero ficar parada, contou, animada.

A gerente do DDS, Cláudia Stumpf, recordou o processo de idealização do projeto, destacando que os objetivos foram alcançados e que a equipe vai se preparar para o segundo ano, conversando e analisando as avaliações dos participantes, de modo a estudar as demandas e as sugestões propostas. O encontro recapitulou, ainda, os sabores da infância, citados na dinâmica Agenda da Vida, realizada na última reunião. No lanche, organizado pelos participantes, foram servidos bolo, cocada e goiabada. A visita guiada pelos trilhos históricos do Museu Ferroviário encerrou o último encontro da primeira turma do Ppap.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios