Sala de Operações da Dengue retira 18 toneladas de entulho de casa no Jardim América


:: Prefeitura em 06/12/2018 17:27 ::

0612_18_operacoes_da_dengue_1_171117.jpg
Seis caminhões com 18 toneladas de entulho foram retiradas de uma residência no Bairro Jardim América, região sul de Juiz de Fora, na manhã desta quinta-feira, 6. O trabalho foi coordenado pela Sala de Operações de Combate ao Aedes em ação intersetorial envolvendo 28 servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde responsável pela coordenação da sala ao lado da Defesa Civil -, do Demlurb e da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) em dois dias.

A ação aconteceu após denúncia feita por meio do 199 Disque Dengue, por moradores da área. Na residência, foram localizados incontáveis focos do Aedes nas centenas de materiais em desuso, como caixa-dágua, máquinas de lavar, baldes, latas de tinta, carcaças de utensílios domésticos, panelas e vasos de planta. A residência também estava infestada de pragas urbanas.

Os trabalhos de rotina dos agentes de combate a endemias (ACEs), durante monitoramento das ovitrampas armadilhas usadas para medição do grau de infestação por Aedes aegypti – também foram importantes para esta ação, uma vez que foi identificado um foco gerador local de grande concentração de focos de dengue.

As ovitrampas têm sido usadas pelo DVEA como ferramenta para aperfeiçoar o monitoramento das áreas, permitindo melhor direcionamento das ações de prevenção e combate. Os equipamentos estão instalados em bairros das zonas norte, leste, nordeste e sul.

A próxima ação da Sala de Operações será uma inspeção intersetorial em um bota-fora na região leste da cidade, que deverá acontecer nos próximos dias.

A participação da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Todos devem separar dez minutos por semana para vistoriar suas casas e garantir que não haja focos do mosquito. Para denúncias sobre possíveis focos de dengue, a população deve entrar em contato com o 199-Disque Dengue.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios