DESPOLUIÇÃO DO PARAIBUNA – novas elevatórias de esgoto da Cesama recebem trabalho de paisag ismo


:: Diário Regional em 07/12/2018 14:10 ::

Nesta semana, as equipes da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) iniciaram os trabalhos de paisagismo nas novas estações elevatórias de esgoto que integram as obras de despoluição do Rio Paraibuna. A unidade do Bairro Vila Ideal e a do Centro, localizada nas proximidades do Viaduto Augusto Franco, estão recebendo 43 mudas de manacás e 71 mudas de hibisco, que servirão para auxiliar no ajardinamento e na marcação do percurso.

“Esse trabalho de paisagismo já estava previsto em nosso projeto inicial. Nossa intenção é conciliar qualidade de vida e conscientização ambiental, além de melhorar a estética das unidades.

Com a conclusão dessa etapa, iniciaremos a implantação dos exaustores, que vão sugar os gases do poço úmido das estações e conduzi-los para os biofiltros”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

Segundo o diretor, as duas unidades já estão 96% finalizadas, e a previsão é de que elas entrem em operação no início de 2019: “As estações terão como função bombear o esgoto coletado pelas redes implantadas na Avenida Brasil nos últimos anos pelas regiões mais íngremes da cidade. A unidade do Centro levará o material que antes era despejado nos nossos cursos-d`água até a Avenida Francisco Valadares, de onde seguirá até a elevatória de Vila Ideal, a maior unidade dentre as cinco previstas, para então chegar à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel”.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna segue com a implantação de interceptores ao longo da Avenida Brasil, por meio de túneis subterrâneos próximos ao prédio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Estão previstas ainda uma nova ETE no Bairro Santa Luzia e a ampliação das estações de tratamento de Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.

Fonte: PJF

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios