Gente em Primeiro Lugar promove batizado e entrega de cordas de capoeira


:: Prefeitura em 07/12/2018 17:50 ::

0712_24_batizado_capoeira_171945.JPG
Cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens participarão do 7º Batizado e Entrega de Cordas de Capoeira do programa Gente em Primeiro Lugar neste sábado, 8, no Cesporte (Avenida Rui Barbosa, 530 Bairro Santa Terezinha). As cerimônias serão realizadas em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, com entrada franca.

Conforme o coordenador de capoeira do Gente em Primeiro Lugar, Gláucio Anacleto de Almeida (Cuité), o evento tem como característica promover integração com os 27 bairros trabalhados: No ano passado não conseguimos fazer o batizado dessa forma, sendo feito 14 eventos entre novembro e dezembro. Esse ano, a cerimônia terá sabor especial, voltando ao formato original e reunindo as turmas em dois turnos

Os capoeiristas são alunos das oficinas mantidas pelo Gente em Primeiro Lugar em 27 bairros da cidade e no Centro Cultural Dnar Rocha (Mariano Procópio). Nas oficinas, além de aprenderem os movimentos da capoeira, os participantes são instruídos a tocar os instrumentos, conhecer as cantigas, a história e os fundamentos do jogo.

Cuité explicou que o batizado é a primeira graduação do iniciante, quando os novos capoeiristas são apresentados à comunidade: É momento de troca, onde os mais novos aprendem com os mais velhos, e estes revitalizam suas energias, vendo a continuidade e a renovação no universo da capoeira. A partir daí, os alunos que permanecem recebem nova graduação.

Foto: Gil Velloso

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa 3690-7044.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios