Feira promove troca de mudas e sementes em JF


:: TM Cidade em 08/12/2018 15:05 ::

Plantar é uma forma de ajudar o meio ambiente a recuperar áreas degradadas. Também é uma maneira de contribuir para a produção de alimentos consumidos diariamente, sejam eles orgânicos ou não. É visando a promoção do cultivo doméstico e de plantas nativas que acontece, neste domingo (9), a terceira edição da Feira Trocas de Sementes e Mudas. O evento acontece às 15h, na Praça Antônio Carlos, no Centro, com entrada gratuita.

Promovida por um grupo de produtores de Juiz de Fora e região, o evento é voltado para toda e qualquer pessoa que deseja ter uma horta orgânica ou jardim, além de ambientalistas e produtores rurais.

No local, o grupo fará a doação e trocas de mudas e sementes de flores, além de temperos, ervas medicinais e alimentos nativos do país, conhecidos como frutas do mato.

Nesta edição, são esperadas plantas que foram cultivadas nos últimos meses. Dentre as principais, algumas são famosas do público preocupado com o mundo saudável, como ora-pro-nóbis, mamoninha do campo e uvaia. “Tem plantas que a gente plantou no inverno, mas também as que vamos coletando na casa das pessoas que a gente conhece. Algumas são espécies diferentes e raras que a gente não encontra muito”, explica a nutricionista e organizadora do evento, Clorisana Abreu.

No local, também serão expostas e distribuídas sementes de plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como Pancs, como taioba e serralha. Segundo Clorisana, são plantas que sempre foram consumidas, mas que acabaram perdendo espaço devido à pouca diversidade da agricultura convencional. De acordo com organizadora, na última edição, cerca de 700 plantas disponibilizadas para troca e doação.

“Muitas dessas trocas não tem valor venal, pois muitas são perecíveis. Então temos esse trabalho de resgatar essas plantas nativas e aumentar o trabalho de polinização das abelhas. Quanto mais flores tiver, maior vai ser o nosso sucesso”, afirma Clorisana.

Além do câmbio entre produtores, haverá a distribuição gratuita de fertilizante líquido orgânico e orientações de como realizar o plantio. A orientação é que os interessados em levar sementes e plantas para casa estejam com caixas ou sacolas para transporte, uma vez que não serão fornecidas sacolas pelos organizadores em virtude do impacto ecológico.

O post Feira promove troca de mudas e sementes em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios