Vik A – O exclusivo vinho chileno para brasileiros. Reflexo de Terroir ou de Tecnologia?


:: TM Blogs em 13/01/2019 19:52 ::

Tive a oportunidade de degustar o chileno Vik A da safra 2014 no início desse ano. Sem dúvidas, uma excelente pedida para começar 2019!!! Esse vinho é produzido pela Viña Vik, conhecida como uma das mais belas e inovadoras vinícolas chilenas e responsável por fazer um dos melhores vinhos do Chile – o Vik .

O vinho “A” pode ser considerado como de entrada da vinícola (até por ser o mais barato) e é produzido exclusivamente para o Brasil, onde é comercializado pela Wine.

Assim como os top Vik, Milla Cala e Piu Belle, o “A” é também produzido no Vale do Millahue, local conhecido como “lugar do ouro” por ser considerado como um terroir de excelência no Valle Del Cachapoal.

O que degustei era um blend feito com Cabernet Sauvignon (55%), Carménère (27%), Syrah (12%), Merlot (4%) e Cabernet Franc (2%), que estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês, seguido por 24 meses em garrafa. Confesso que não esperava muito dele, principalmente por ter sido produzido exclusivamente para o mercado brasileiro. Porém, não há como negar, o vinho é realmente excelente! Bom corpo, boa acidez, taninos redondos e boa persistência. No entanto, apesar, de a Vik anunciar que seus produtos são reflexos do terroir especial do Millahue (encontrado por seu proprietário Alex Vik, em 2014, após muitas pesquisas), eu percebi esse vinho mais como resultado de um excelente trabalho desenvolvido dentro da adega (afinal, a Vik conta com equipamentos vitivinícolas mais modernos do mundo) do que como produto direto de um bom terroir. É o tipo do vinho muito correto e equilibrado, entende? É verdade que há quem torça o nariz para vinhos desse estilo e são adeptos, digamos, a vinhos com menos intervenção humana. Particularmente, gostei muito do “A”, principalmente por levar em consideração o seu custoxbenefício: é vendido por cerca de R$200,00.

O “A” da Vik possui notas de frutas negras com bom amadurecimento, especiarias doces, mentol e um suave, mas bem suave mesmo, herbáceo. Na boca tem bom corpo, taninos bem redondos, é macio e tem uma persistência média/alta.

Viña Vik

0206e3e31f3dcb96302221ac9fcfe2db-640x428.jpgViña Vik – há 12 anos no Vale do Millahue – Chile

A Viña Vik produz vinhos há 12 anos no Vale do Millahue (Chile). Seu proprietário, o norueguês Alexander Vik, teve por objetivo encontrar um terroir diferenciado para produzir um vinho único. Para alcançar o objetivo, fez minuciosos estudos de terrenos e análises em toda a América do Sul. A seleção dos melhores e as ótimas condições climáticas para a viticultura fizeram com que, em 2006, ele comprasse 4325 hectares no Chile, no Valle del Cachapoal. O conceito vitícola da VIK baseia-se na técnica de otimização de cada uma das etapas de viticultura para alcançar a melhor maturidade da uva e criar vinhos de excelência.

O post Vik A – O exclusivo vinho chileno para brasileiros. Reflexo de Terroir ou de Tecnologia? apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios