Solarion oferta linhas de crédito para aquisição de energia solar


:: TM Especiais em 16/03/2019 17:30 ::

O acesso à energia solar nunca esteve tão fácil, e olha que nem estamos falando da forma como essa energia limpa e sustentável é fornecida. No passado, quem desejava investir nesse segmento, tinha que dispor do valor de todo o projeto, pois não existiam opções de financiamento. Apesar de ser um excelente investimento, esse montante inviabilizava o processo para muitas empresas e residências. Hoje em dia, empresas como a juiz-forana Solarion, pertencente ao Grupo Arion, possuem parcerias com instituições bancárias que ofertam linhas de crédito para financiar todo o investimento em até 60 meses, tanto para uso residencial quanto comercial.
pastelaria.jpgO Pastel da Hora já funciona com energia solar, com todo processo elaborado pela Solarion (Foto: Leonardo Costa)
De olho em soluções mais sustentáveis para o seu negócio, o Pastel da Hora, Francisco Carlos Frizzero encontrou no financiamento a possibilidade de estar entre as pessoas que investem em energia fotovoltaica.

Para ele, a possibilidade de parcelar os valores dos equipamentos e da instalação foi essencial. “Com o financiamento, não precisei descapitalizar a empresa para realizar o investimento. Dessa forma, busquei parcelas que se encaixassem no padrão de gastos da lanchonete, para não ter uma negativa no futuro”, explica o empresário que vai pagar o financiamento em cinco anos com o valor que vai economizar com a conta de energia.

O interesse de Francisco com a energia solar surgiu logo que a tecnologia começou a ser divulgada. “Dois motivos me levaram a investir em energia solar: ser um investimento com retorno certo, já que deixarei de gastar com energia, e poder usufruir de uma energia limpa e sustentável, sem agredir o meio ambiente. Quando comecei a pesquisar sobre o assunto, um amigo me indicou a Solarion. Fiz contato com eles e fiquei bem satisfeito com o atendimento. Fui bem assessorado em todas as etapas e sem burocracia”, ressalta.

Além de executar todos os serviços e realizar o levantamento de equipamentos, a Solarion realiza agora o financiamento direto de todo o projeto, incluindo os materiais, seja para pessoas físicas quanto para jurídicas. “Temos como objetivo atender o cliente em todas as etapas do processo, do estudo de viabilidade até a instalação dos equipamentos. Avaliamos todas as possibilidades para que ele encontre uma solução que atenda às suas demandas e necessidades. Por exemplo, se ele quiser financiar só uma parte do projeto, é possível, ou, se não tem o espaço para instalação das placas, sugerimos o aluguel de um telhado ou o compartilhamento com outra pessoa”, destaca o sócio e diretor comercial da Solarion, Luiz Sigiliano.

Desburocratizar para ampliar o acesso

Hoje as linhas de crédito bancário destinadas à energia solar estão em pleno avanço. No começo, a obtenção do crédito não era tão simples assim. Segundo Luiz, os bancos demoravam muito para liberar o crédito aos clientes – físico ou jurídico – por se tratar de uma sistemática diferente, se comparada ao crédito imobiliário ou automotivo. “Com a popularização da energia solar, os bancos passaram a simplificar e facilitar o processo, desenvolvendo linhas próprias e diferenciais, como usar o próprio equipamento como garantia do financiamento”, explica Luiz.

Ele destaca que a Solarion trabalhou bastante para internalizar os processos de financiamento e oferecer mais um serviço ao cliente. “Simulamos o crédito e damos encaminhamentos às instituições bancárias com as quais temos parceria. Logo, o cliente faz tudo aqui na empresa e não precisa ir ao banco. Essa desburocratização, sem dúvidas, ampliou o acesso à energia solar e atingiu uma grande parcela de consumidores que tem interesse nessa solução energética, mas que não possuem o montante global para realizar o investimento”, comenta o diretor, acrescentando que o processo de financiamento interna é muito próximo aos das concessionárias de carros, e as taxas de juros são semelhantes às encontradas em financiamentos automotivos, com Custo Efetivo Total (CET) a partir de 1,14% ao mês. “A diferença é que o carro vai depreciando e gerando gastos com manutenção e combustível; na energia solar isso não existe, o investimento só gera ganhos.”

Investimento próprio: mais rentável que poupança e CDB

O grande interesse das pessoas na energia solar é a economia que ela proporciona ao longo do tempo, já que o usuário deixará de gastar dinheiro com as contas e pagará à distribuidora apenas o valor mínimo do seu tipo de ligação. O retorno para quem faz o investimento à vista varia de três a quatro anos, dependendo do sistema instalado, que, em todos os casos, terá 25 anos de garantia em performance. Com isso, a TIR (Taxa de Interna de Retorno) na energia solar é maior do que a encontrada em produtos bancários, como poupança e CDB.

Há anos aplicando recursos no CDB, o pecuarista leiteiro Paulo de Tarso Paiva Martins enxergou na energia solar uma forma de investir, aumentando seus rendimentos e economizando com energia, tanto em casa como nos sistemas de ordenha e refrigeração do leite no sítio. Para isso, buscou a Solarion para instalar as placas na propriedade rural, em Senador Cortes. A energia produzida lá será direcionada tanto para a atividade como para a sua residência, em Juiz de Fora. “Eu já estava incomodado com os gastos com energia, principalmente pela demanda que tenho dentro da produção de leite. Com a energia solar, passo a ter acesso a uma energia mais barata, além de abrir a possibilidade para distribuir para outros imóveis. Por render mais do que o CDB, fiquei ainda mais motivado em investir”, destaca.

” data-cycle-speed=”750″ data-cycle-caption=”#gslideshow_captions” data-cycle-caption-template=”” > Arion-1.jpg Arion-3...jpg Arion-2..jpg
<

>

Placas instaladas pela Solarion em propriedade rural de Senador Cortes (Fotos: Divulgação)

A Solarion é uma empresa do Grupo Arion, especializado na elaboração de sistemas em energia solar fotovoltaica em Juiz de Fora e região, e funciona na Rua Doutor João Pinheiro, 711, Jardim Glória. Outras informações pelo telefone (32) 4141-2625 ou pelo WhatsApp (32) 98466-4599.
conteudo-anunciante3.jpg

O post Solarion oferta linhas de crédito para aquisição de energia solar apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.